É importante deixar claro que guardamos na memória muito mais do que fatos (o que realmente aconteceu), guardamos também significados (o que entendemos ter acontecido) e justificativas (porque aquilo aconteceu). Isto significa que nossa memória possui o viés de nossa maturidade emocional, e de nossa capacidade para compreender, elaborar e lidar com as situações a que somos submetidos.
Quando um trauma se estabelece, a lembrança do ocorrido fica intacta, guardada em nossos registros de memória, muitas vezes por anos, evocando as mesmas reações e sensações negativas que surgiram quando a experiência traumática foi vivenciada.
Da mesma forma, o entendimento e a elaboração do acontecido também continuam congelados, mantendo em sua base crenças distorcidas sobre si mesmo.
Por medo, culpa e vergonha muitas vítimas de abusos e as mais variadas formas de violência, se mantêm caladas, em silêncio, sem pedir ajuda, por acreditar que de alguma forma foram responsáveis por aquela violência. Muitas vezes as vítimas compartilham da crença que um trauma jamais será esquecido, que aquela experiência desintegradora jamais será atenuada. Desenvolvem assim depressões, transtornos ansiosos, Síndrome do pânico, fobias e outros.
Tornam-se vítimas, também, de seu silêncio.
Dentre as formas de trabalhar com traumas, o EMDR é clinicamente reconhecido como uma das formas mais eficientes e rápidas de tratamento, porque trabalha diretamente com a memória congelada e guardada de forma disfuncional. Através da ativação dos hemisférios cerebrais, conseguida pelos movimentos bilaterais, é possível ajudar o cérebro a reprocessar e elaborar aquela informação e torná-la parte de sua história e não a sua história.
Da mesma forma que nosso corpo tem recursos para curar nossas feridas físicas, temos também a capacidade de curar nossas feridas emocionais, mas para tanto precisamos de ajuda. O EMDR é uma ferramenta muito utilizada e que tem ajudado muita gente a aliviar o sofrimento causado por experiências traumáticas.
Related Posts
Tipos de fobias
As fobias se caracterizam pelo medo excessivo ou mesmo irracional, e persistente...
0s Transtornos e os Traumas
É importante deixar claro que guardamos na memória muito mais do que fatos (o que...