Medos e fobias curados com o EMDR
Há vários tipos de medos, aqueles que sabemos por que existem e aqueles que nem imaginamos de onde vêm. Algumas vezes o medo é tão terrível que algumas pessoas simplesmente paralisam como se perdessem as forças para enfrentá-lo. O congelamento é herança genética, uma saída primitiva e instintiva utilizada por alguns animais que quando estão em perigo se fingem de mortos para escapar à ameaça.
Outros reagem ao impulso procurando uma forma rápida de escape e fuga.
É comum ouvir frases do tipo “racionalmente eu sei que a barata nada pode fazer contra mim, mas, é algo mais forte que minha razão, mas, o medo toma conta de tal forma que perco o controle, corro, grito e se não tiver como fugir, chego até a desmaiar”…
Esses e outros relatos são comuns no consultório de psicologia quando falamos de medos e fobias. Os medos podem ser sintomas ou respostas mal adaptadas a situações traumáticas e de estresse. Uma situação potencialmente traumática mal resolvida pode evoluir para um medo ou uma fobia.
Benefícios da EMDR
Uma proposta de tratamento para os medos e fobias e para os traumas emocionais é a terapida pelo EMDR.
A Associação Psiquiátrica Americana recomenda o EMDR como um dos principais métodos da atualidade para o tratamento de situações traumáticas. A hipótese é de que os movimentos bilaterais utilizados no EMDR deflagram um mecanismo fisiológico que ativa o sistema de processamento de informações atingindo a memória, desta forma o trauma pode ser processado e liberado, a memória continua, mas a perturbação não.
Desejo agendar uma consulta. Como faço?
É só clicar abaixo e fazer o agendamento.