Um acidente, um assalto, uma situação de sequestro, estupro, ou as catástrofes naturais são alguns exemplos que potencializam o stress prós traumático. Outras questões como divórcio, separações, perdas bruscas de qualquer ordem são também situações traumatizantes.
Quando a pessoa é submetida a situações traumáticas na infância ou na vida intrauterina pode desenvolver o que conhecemos como traumas de desenvolvimento, tornando o indivíduo um adulto inseguro e detentor de um sentimento de fragilidade e impotência perante a vida. As alterações e sofrimentos que podem ocorrer nesta fase por maus tratos, ou mesmo por dificuldades afetivas de vinculação mãe e bebê.
Quando um trauma ocorre, ele passa a interferir em nossas vidas de forma direta ou indireta através de nossos comportamentos e atitudes.
A situação vivenciada pode ser registrada na memória em forma de imagens, podendo causar pensamentos intrusivos e obsessivos ou mesmo pesadelos, ou pode ser registrada como sensações sem nenhuma ligação imediata ou direta à situação na qual a pessoa foi submetida. Sintomas recorrentes é Síndrome do Pânico, Transtornos alimentares, abuso de álcool e drogas, dificuldades respiratórias entre outros.
Tratamento e resultados
Os tratamentos mais indicados são os acompanhamentos psicológicos. Dependendo do caso, às vezes é necessária a avaliação psiquiátrica e o acompanhamento medicamentoso.
Desejo agendar uma consulta. Como faço?
É só clicar abaixo e fazer o agendamento.