As fobias se caracterizam pelo medo excessivo ou mesmo irracional, e persistente de objetos ou situações.
A exposição ao objeto ou situação fóbica desencadeia uma resposta de ansiedade que pode chegar à intensidade de um ataque de pânico. Desta forma as pessoas procuram se esquivar de situações que lhes causem ansiedade.
Entre as Fobias Específicas< estão medos como os de animais, doenças, sangue e ferimentos, tempestade (trovões, raios), locais fechados, avião, altura, dentista, dirigir, alimentos, pequenos insetos etc.
Fobia Social
O portador de Fobia Social ou timidez patológica costuma se isolar e sofre uma profunda sensação de solidão. Ele se julga o único culpado de seus problemas e estes não seriam compreensíveis para as outras pessoas.
O principal sintoma é a Ansiedade Excessiva na presença de outras pessoas, com medo de ser julgado negativamente, levando a evitar situações que envolvem contato social ou a possibilidade de estar sendo observado. Exemplo: falar em público, comer ou beber diante de outras pessoas, interagir com o sexo oposto. Conduzir um veículo pode ser enquadrado nesse caso se o motorista evita dirigir porque se apavora com a ideia de ser criticado ou ridicularizado.
Agorafobia
Medo de multidões. A pessoas não se sente bem em locais públicos, geralmente cheios de gente, ou até mesmo durante viagens de ônibus, trem ou avião.
E agora? Qual o próximo passo?
Caso você tenha se identificado com alguma das situações de fobia acima, é só clicar abaixo e fazer o agendamento.
Related Posts
Síndrome de Burnout
Se você está constantemente estressado, com a sensação de estar fisicamente,...
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
A Ansiedade passa a ser considerado um Transtorno quando a pessoa a experimenta...